domingo, 30 de novembro de 2008

Filo-sofia

Quem sou eu?
Para onde vou?
De onde venho?
O que faço aqui?
Clama por resposta a consciência do pré-socrático

Esta natureza é sem idade e sem velhice - brada Hipólito
Tudo surgiu da água, do infinito ou do ar? - Tales, Anaximandro ou Anaxímeres?
Água, terra, fogo e ar - me revela Empédocles

O que é eterno neste mundo?
Os números são as verdades eternas, Pitágoras!
Tudo nasce, se transforma e se dissolve, me dizia Heráclito
Nada muda, a mudança é uma ilusão - conserta Parmênides
Tudo sempre existiu e sempre existirá - interpela Melisso

A razão que tenho é como penso as coisas
Não! Não! Isso é o próprio ser das coisas!

O mundo não é mais que uma representação
Tomando consciência de mim mesmo, experiencio minhas vontades e paixões
O mundo concreto é fruto do mundo das Idéias, isto é Platônico?
Não existe um outro mundo além deste que vivemos - esbraveja meu superego aristotélico
O ser-aí, o ser-no-mundo, ser-a-cada-momento ou de-cada-vez de Heidegger
Estou condenado a ser livre, Em Si e Para Si, conforme Sartre

O que me resta é tomar a taça de cicuta
Boa Noite!!!

Ah, e antes que me esqueça
Duvide de tudo isso...



(Rodrigo Vaz)

Nenhum comentário: